A Prefeitura de Niterói, por meio da Secretaria de Conservação e Serviços Públicos, deu início, no dia 15/06, ao projeto do novo Paisagismo do Campo de São Bento. Ao todo são 54 canteiros que estão recebendo novas árvores, arbustos, plantas forrageiras e vegetações, visando a readequação dos jardins, melhoria da paisagem atual do parque, com tratamento de solo dos canteiros e plantios de novas espécies, seguindo o paisagismo original do Campo, de sua construção, há 112 anos.

A revitalização foi iniciada pelos canteiros da Alameda Central (do meio) e, em seguida, passará para os jardins que ficam visíveis para as ruas (bordas externas). O trabalho está sendo realizado em duas frentes: a primeira consiste em um sistema de retirada de plantas e preparo do canteiro. A segunda é o replantio das novas mudas. É importante ressaltar que nenhuma árvore já existente será retirada, assim como nenhum canteiro será suprimido. Toda a vegetação retirada do parque está sendo encaminhada ao Viveiro da Companhia de Limpeza de Niterói (Clin), para que seja utilizada nos canteiros públicos da cidade.

O projeto, baseado na flora original do parque, foi aprovado pelo Departamento de Preservação do Patrimônio Cultural (DePac) e pelo Conselho Municipal de Cultura, tendo em vista que o Campo de São Bento é tombado pelo patrimônio histórico.

Nas imagens acima, é possível observar todos os detalhes do projeto e as espécies que serão utilizada no paisagismo, assim como a planta com a distribuição dos canteiros, que estão numerados para a organização do trabalho. No parque também estão posicionados galhardetes informativos com imagens das projeções de como ficarão os jardins. O projeto deve ser concluído em cinco meses.

Informações adicionais:

O Campo tem um total de 54 canteiros que estão recebendo o novo paisagismo
Serão utilizadas 15 espécies vegetais; 15 espécies de plantas de forração; 8 espécies de arbustos e três espécies de árvores e palmeiras
Nenhuma árvore já existente será retirada
Nenhum canteiro já existente será suprimido do parque

WhatsApp_Image_2020-06-22_at_17.15.11_2.jpeg

WhatsApp_Image_2020-06-22_at_17.15.11_1.jpeg

 

WhatsApp_Image_2020-06-22_at_17.15.11.jpeg

WhatsApp_Image_2020-06-22_at_17.15.10.jpeg

Paisagismo CSB

pdf

paisagismo CSB

Tamanho: 1.37 mb
Cliques : 47
Data de criação: 22-06-2020